XII Encontro COTEC Europa, com o tema Trabalho 4.0 em destaque

21/02/2018

XII Encontro COTEC Europa, com o tema Trabalho 4.0 em destaque

XII Encontro COTEC Europa

No passado dia 7 de Fevereiro teve lugar no Convento de Mafra o 12º Encontro da COTEC Europa com o tema “WORK 4.0, Rethinking the Human-Technology Alliance”, que abordou os conceitos de Trabalho 4.0, Desenvolvimento Tecnológico e Automação da Economia.

Neste evento estiveram presentes mais de 500 participantes, entre os quais chefes de estado e líderes empresariais de Portugal, Espanha e Itália. A F. Iniciativas fez-se representar por María Corominas, CEO, e Paulo Reis, Diretor Geral da F. Iniciativas Portugal.

Apesar de se tratar de uma abordagem tecnológica também se discutiram temáticas como a necessidade de proteção dos direitos dos trabalhadores, direito ao tempo das pessoas e novas formas de trabalho.

A União Europeia fez-se representar por Carlos Moedas, comissário de Investigação, Ciência e Inovação, que deu enfase aos incentivos e medidas políticas que estão a ser desenvolvidas por órgãos europeus no âmbito do Trabalho 4.0.

A encerrar este evento esteve o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa onde afirmou que “é patente o sucesso das nossas empresas e dos nossos empresários. A maioria, constituída por micro, pequenas e médias empresas, enfrentando as crises do começo do século e entendendo que um novo paradigma tinha aberto um ciclo diferente na economia mundial e nas economias nacionais”. Deste modo, “esta economia 4.0 não exigiria uma União Europeia 4.0? Concordo que nada parará a mudança, mas ela poderá ser mais ou menos rápida e mais ou menos justa” – questionou o Presidente.

CATEGORíA: