Apoiamos 

o seu Projeto

Faça download 

dos guias 

PDR 2020

PDF logo

Tendo por princípio a visão da estratégia nacional de crescimento sustentável do setor agroflorestal em todo o território nacional, o PDR2020 (sucessor PRODER) tem por objetivos o aumento do valor acrescentado do setor agroflorestal, contribuir para o equilíbrio da balança comercial, assegurar condições que permitam melhorar a gestão sustentável dos recursos nomeadamente através de uma utilização mais eficiente dos mesmos, assegurando a sua proteção, e a dinamização económica e social do espaço rural.


Paralelamente, visa aumentar a capacidade de inovação e transferência de conhecimento para o setor agroflorestal, a melhoria do nível de capacitação e de aconselhamento dos produtores agrícolas e florestais, o aumento da concentração da oferta e a promoção da gestão de riscos a que o setor é vulnerável.


Para concretização desta estratégia, os objetivos referidos são operacionalizados no PDR2020 ao nível de medidas e ações integradas em quatro grandes áreas de intervenção:

  • Inovação e conhecimento
  • Competitividade e organização da produção
  • Ambiente, eficiência no uso dos recursos e clima
  • Desenvolvimento local

Jovens Agricultores

Estes projetos visam apoiar investimentos focados na inovação tecnológica, bem como projetos que se propõem a utilização de fatores competitivos tais como a sofisticação e utilização do marketing, o grau de controlo da distribuição e marketing, a entrada em mercados sofisticados e de elevado rendimento disponível, o foco no cliente e a construção de marcas fortes e de elevada notoriedade.

Investimento na Exploração Agrícola

A presente medida prevê o apoio à realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o seu desempenho e viabilidade, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração.

Investimento Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas

A presente medida prevê o apoio à realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, predominantemente em ativos tangíveis, destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento e em processos e produtos inovadores, bem como na melhoria da qualidade dos produtos.

Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola

A presente medida prevê o apoio à realização de pequenos investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores.

Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas

A presente medida prevê o apoio à realização de pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do sector agrícola e da transformação e comercialização de produtos agrícolas.

Download Resumo

Consulte as despesas elegíveis, âmbito setorial, área geográfica da aplicação, natureza dos beneficiários e tipologia das operações de cada um dos incentivos do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

Onde estamos?

Em Portugal, a F. Iniciativas encontra-se representada com escritórios em Lisboa e no Porto.

Rua da Alfândega 108, 1100-016 Lisboa

FI | LISBOA

Av. da Boavista 1788, 4100-116 Porto

FI | PORTO

A F. Iniciativas é uma consultora especializada neste tipo de matéria

Consulte-nos para mais informações relativas a estes incentivos financeiros ou sobre outros apoios relacionados com o Portugal 2020.