BLOG

19/07/2018
Novo programa Horizonte Europa

A 7 de Junho de 2018, a Comissão Europeia propôs “o mais ambicioso programa de Investigação e Inovação de sempre”, o Horizonte Europa. Este é o sucessor do atual Horizonte 2020 e prevê uma dotação financeira de 100 mil milhões de euros para investir entre 2021 e 2027. Verifica-se um aumento de 23 mil milhões de euros em relação ao quadro em vigor. 

CATEGORIA:
17/07/2018
Imagem do artigo: 7 estratégias de um líder bem-sucedido

Num mercado cada vez mais competitivo a inovação tem ganho uma posição de destaque, permitindo às empresas diferenciarem-se da concorrência. Atualmente, os gestores encontram-se muito despertos para a crescente necessidade de inovar - produtos, serviços e até mesmo a própria estrutura organizacional. O investimento em I&D apresenta inúmeras vantagens sobretudo para uma estratégia a longo-prazo.

CATEGORIA: Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
10/07/2018
Eficiência energética nas infraestruturas públicas

Aviso POSEUR-03-2018-07

CATEGORIA:
01/07/2018
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

Em Portugal, o crescimento da atividade turística faz do Turismo o maior setor de exportação. O investimento contínuo nesta área é o principal fator para este resultado, o que permite índices cada vez mais altos ao nível da qualidade e de satisfação dos turistas.

Neste sentido, o Programa Valorizar, que visa promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior tem como principal objetivo o apoio ao investimento a iniciativas/projetos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território, em linha com o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT).

CATEGORIA:
07/05/2018
Evento Capitalizer "Investir no Crescimento"

A grande maioria das empresas portuguesas precisam de se capitalizar. Este é o ponto de partida para um crescimento e desenvolvimento cada vez mais forte da economia, que exige investimento empresarial privado.

A atividade empresarial necessita de condições de enquadramento e de funcionamento adequadas às suas reais necessidades, com particular destaque para as que condicionam a dinâmica de criação de riqueza e emprego. As condições de financiamento ao setor produtivo inserem-se neste âmbito, por influenciarem o investimento, a acumulação de capital e o progresso tecnológico a médio e longo prazo.

Sabemos também que as empresas portuguesas, evidenciam estruturas financeiras desequilibradas, com níveis de capitalização muito baixos e inferiores às empresas dos nossos parceiros europeus, sendo que esta insuficiência de capitais próprios representa, atualmente, um enorme obstáculo no acesso ao financiamento bancário.

CATEGORIA: Eventos
18/04/2018
Utilizar múltiplos benefícios fiscais e finaceiros

Existe a ideia comum de que não é possível utilizar incentivos financeiros e benefícios fiscais sobre o mesmo investimento ou projeto. Esta é uma ideia errada já que, por exemplo, podemos convergir o RFAI (Benefício Fiscal) e o Inovação Produtiva (Portugal 2020).

CATEGORIA: Benefícios Fiscais / Investigação e Desenvolvimento Tecnológico / Portugal 2020
11/04/2018
Modelo 22 - Prazo de Entrega

A prorrogação do prazo consta de um despacho assinado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e abrange os valores relativos ao ano de 2017 – para os contribuintes com um período de tributação igual ao do ano civil e para o pagamento do imposto autoliquidado.

Neste sentido, quem entregar o Modelo 22 durante o mês de junho, não sofrerá qualquer tipo de penalidade.

CATEGORIA:
12/04/2018
Benefícios Fiscais - Redução da Carga Fiscal

Os benefícios fiscais permitem às empresas reforçarem a sua capacidade competitiva, uma vez que podem direcionar os meios libertos com esses apoios para áreas estratégicas, como por exemplo: investimentos em novos equipamentos, aumento da capacidade produtiva, formação, atividades de I&D, etc. 

Estes correspondem à concessão de um desagravamento fiscal concedido pelo Estado quando se verifique a existência de um interesse para a comunidade superior ao interesse de tributação, pelo que é do interesse de todos que as empresas tenham uma maior atenção às várias possibilidades existentes.

CATEGORIA:
12/03/2018
Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

Sabia que pode recuperar parte dos investimentos realizados em 2017 através do Regime Fiscal de Apoio ao Investimento?

RFAI tem como objetivo promover a realização do investimento empresarial e da criação de emprego. Conheça as principais vantagens, mas também as obrigações e os limites que deve cumprir!

CATEGORIA: Benefícios Fiscais
08/03/2018
Apoio à eficiência energética nas infraestruturas públicas

Decorre, neste momento, a submissão de candidaturas à 3ª Fase do Programa POSEUR que visa o apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos.

CATEGORIA: Portugal 2020