BLOG

23/11/2018

São conhecidos publicamente um conjunto de estudos assentes na evolução da investigação e desenvolvimento (I&D) empresarial nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dada a generalização do apoio público neste âmbito, a sua consolidação ao longo de várias décadas e o objetivo de demonstrar que a I&D se reveste de crucial importância como instrumento ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

CATEGORIA: Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
02/10/2018

Nos dias 16 e 17 de Outubro a F. Iniciativas vai estar presente no Centro de Congressos da Exponor, em Matosinhos. As inscrições para a FINDE.U – Feira Internacional do Emprego Universitário já se encontram abertas, para estudantes e antigos estudantes da Universidade do Porto.

CATEGORIA:
31/07/2018
Pedido de registo do pedido de auxílio

Com o objetivo de continuar a estimular o investimento das empresas, sem que estas tenham de adiar o arranque dos seus projetos, e tendo em conta que o Portugal 2020 não permite o apoio a projetos já iniciados, um novo mecanismo de registo prévio irá em breve ser implementado, para candidaturas aos Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva e ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo.

CATEGORIA: Portugal 2020
26/07/2018
Linha Eficiência Energética

Vivemos atualmente um período em que a energia assume um papel essencial para o desenvolvimento dos países e das respetivas empresas, constituindo o motor que alimenta o progresso. No entanto, como contrapartida da sua utilização intensiva, através de diferentes formas, resulta a rápida destruição do meio ambiente e a diminuição da qualidade de vida.

CATEGORIA:
24/07/2018
5 razões para aplicar a Inteligência Artificial ao seu negócio

A Inteligência Artificial (IA) apresenta-se como a combinação entre a ciência e a engenharia, da perspetiva científica procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, da perspetiva da engenharia criar ferramentas para apoiar a inteligência humana.O objetivo da Inteligência Artificial é que máquinas realizem tarefas, que geralmente são levadas a cabo pelo ser humano, com recurso à inteligência.

CATEGORIA: Transformação Digital
12/07/2018
O que é o Portugal 2020

É um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia com o objetivo de aplicar os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER, e FEAMP – no período entre 2014 e 2020.  Até ao final deste período Portugal vai receber 25 mil milhões de euros. Este valor pretende fazer cumprir os objetivos temáticos definidos pelo Portugal 2020 e que por sua vez refletem os princípios definidos pela Europa 2020 – a estratégia europeia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, capaz de promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego.

CATEGORIA: Portugal 2020
19/07/2018
Novo programa Horizonte Europa

A 7 de Junho de 2018, a Comissão Europeia propôs “o mais ambicioso programa de Investigação e Inovação de sempre”, o Horizonte Europa. Este é o sucessor do atual Horizonte 2020 e prevê uma dotação financeira de 100 mil milhões de euros para investir entre 2021 e 2027. Verifica-se um aumento de 23 mil milhões de euros em relação ao quadro em vigor. 

CATEGORIA:
17/07/2018
Imagem do artigo: 7 estratégias de um líder bem-sucedido

Num mercado cada vez mais competitivo a inovação tem ganho uma posição de destaque, permitindo às empresas diferenciarem-se da concorrência. Atualmente, os gestores encontram-se muito despertos para a crescente necessidade de inovar - produtos, serviços e até mesmo a própria estrutura organizacional. O investimento em I&D apresenta inúmeras vantagens sobretudo para uma estratégia a longo-prazo.

CATEGORIA: Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
10/07/2018
Eficiência energética nas infraestruturas públicas

Aviso POSEUR-03-2018-07

CATEGORIA:
01/07/2018
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

Em Portugal, o crescimento da atividade turística faz do Turismo o maior setor de exportação. O investimento contínuo nesta área é o principal fator para este resultado, o que permite índices cada vez mais altos ao nível da qualidade e de satisfação dos turistas.

Neste sentido, o Programa Valorizar, que visa promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior tem como principal objetivo o apoio ao investimento a iniciativas/projetos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território, em linha com o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT).

CATEGORIA: