5 razões para aplicar a Inteligência Artificial ao seu negócio

24/07/2018

5 razões para aplicar a Inteligência Artificial ao seu negócio

5 razões para aplicar a Inteligência Artificial ao seu negócio

A Inteligência Artificial (IA) apresenta-se como a combinação entre a ciência e a engenharia, da perspetiva científica procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, da perspetiva da engenharia criar ferramentas para apoiar a inteligência humana.O objetivo da Inteligência Artificial é que máquinas realizem tarefas, que geralmente são levadas a cabo pelo ser humano, com recurso à inteligência.

Na prática, a IA procura estudar o modo como os seres humanos pensam e aplicá-lo às máquinas, o que se traduz na criação de programas que são operacionalizados com base em teorias e modelos da inteligência. Desta forma, para além de um sistema de IA ser capaz de armazenar e manipular dados, este consegue também adquirir, representar e manipular conhecimento. Esta manipulação diz respeito à capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos a partir do existente e de utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos.

Quando surgiu a IA?

Atualmente, a IA está presente no nosso quotidiano mesmo sem nos apercebermos. Num simples smartphone, o corretor ortográfico, a assistente pessoal, a forma como a segurança e o processamento de imagens são geridos e muitas outras aplicações funcionam com recurso à IA. O mesmo acontece quando usamos o computador, o GPS ou até o robô de cozinha e limpeza – esta familiarização com a Inteligência Artificial está a fazer com que ela se torne cada vez mais natural e se apresente como um aspeto básico do nosso dia-a-dia.

A IA está a progredir a uma velocidade vetiginosa e promete transformar a sociedade como a conhecemos, especialmente no que toca à economia e ao mundo dos negócios.

Qual o impacto da IA no mundo dos negócios?

A Inteligência Artificial é uma das mais recentes tecnologias a ser utilizada no desenvolvimento empresarial e as grandes empresas têm investido elevadas quantias para a aplicar na gestão dos seus produtos e clientes. De acordo com o artigo "The Future of Artificial Intelligence in Economics and Management", da revista científica Review of General Management, espera-se que em 2020 cerca de 85% das interações entre as empresas e os seus clientes serão levadas a cabo por robôs de inteligência artificial. Esta situação deve-se ao facto de a quantidade de informação canalizada para as empresas ser tão elevada que o ser humano já não a consegue controlar. A IA tem a capacidade para aprender e interpretar esta informação e este potencial tem deixado os gestores bastante entusiasmados, tendo mesmo levado alguns a investir na integração desta ferramenta nos vários setores dos seus negócios.

Diferentes indústrias que investem em IA

Como é que o uso da Inteligência Artificial pode melhorar o seu negócio?

  1. Melhorar o Serviço de Apoio ao Cliente: Uma das características mais notáveis da IA é a sua capacidade de prever. Esta característica pode ser utilizada pelas empresas para melhor compreenderem as mudanças nas necessidades dos seus clientes e fazerem os ajustes necessários antecipadamente. Os programas associados à IA ajudam a armazenar e interpretar a informação dos clientes e, posteriormente, com base na informação armazenada, prever os seus comportamentos futuros. As empresas podem usar esta análise para alinhar os seus serviços com as preferências dos clientes.
  2. Aumenta a Segurança Online: As ameaças às bases de dados digitais e online das empresas são cada vez maiores e mais perigosas, o que torna difícil para o ser humano lidar de forma eficaz com estas situações. Como resultado ocorrem ataques informáticos com consequências nefastas para muitas empresas, como por exemplo a perda de informação confidencial. A Inteligência Artificial apresenta-se como uma ferramenta altamente eficaz para a cibersegurança – dispõe da capacidade para detetar malwares e encontrar as soluções necessárias atempadamente. Ferramentas como a CenturyLink permitem analisar sistemas, redes e aparelhos com o objectivo de impedir ataques futuros e fornecer segurança online para uma empresa.
  3. Melhores Decisões Financeiras: As decisões financeiras de uma empresa têm um grande impacto no seu sucesso futuro. A IA torna estas decisões mais fáceis para as empresas uma vez que permite organizar e classificar a informação armazenada, dando aos gestores uma melhor percepção do que ela representa. O uso de algoritmos de aprendizagem automática é umas das características dos programas que recorrem à Inteligência Artificial, o que lhes permite adaptar mais rápido que os humanos à nova informação e por consequência tomar decisões mais acertadas.
  4. Eficiência no Recrutamento de Recursos Humanos: Atualmente as empresas vivem num mercado altamente competitivo no que toca à na procura de recursos humanos qualificados. Esta procura é uma tarefa bastante complicada pois requer horas de pesquisa e de análise de diferentes perfis. Os softwares de IA permitem realizar esta tarefa numa fração de segundos e de uma forma muito mais eficiente, dado que a sua capacidade de interpretação e análise de dados é quase ilimitada.
  5. Melhor Gestão do Inventário: A gestão de inventários integra uma série de tarefas: atualização de stocks, organização das prateleiras e identificação de todos os itens que existem em lojas e armazéns. Realizar todas estas funções é complexo, já que os responsáveis necessitam de uma alargada capacidade de análise e previsão, havendo por vezes a possibilidade de se cometerem erros. As tecnologias de gestão de inventário com recurso à IA permitem ultrapassar estas dificuldades. Disponibilizam  uma dinâmica de aprendizagem à medida que os gestores de inventário partilham informação com o programa, tornando-se cada vez mais inteligente e ampliando a sua base de dados. Esta aprendizagem contínua traduz-se numa capacidade de prever as necessidades do inventário muito mais eficaz e profunda que a do ser humano.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia do futuro e, face ao seu potencial, a tendência é que se torne cada vez mais utilizada. A sua versatilidade torna-a numa ferramenta bastante conveniente no imprevisível mundo dos negócios. Em suma, os benefícios supranumerados demonstram apenas uma pequena fração daquele que é o potencial da IA para melhorar a sua empresa. 

Autores: 

Fábio Gomes e Jorge Félix